Estrutura foi preparada com antecedência e movimenta Capital Mariana da Fé
Por Victor Hugo Barros
A cidade de Aparecida (SP) será o centro das decisões da Igreja do Brasil ao longo de dez dias. A partir de amanhã (26), bispos de todo país se reúnem na 55ª Assembleia Geral da CNBB para debater e encontrar soluções para os desafios do catolicismo no país. Para o evento, uma grande estrutura foi preparada para melhor acolher os 370 religiosos que devem participar das reuniões.
No Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, espaço onde ocorrem as plenárias, a montagem das estruturas demorou cerca doze dias. O local foi preparado com espaços de trabalho para os bispos, assessores das comissões episcopais e diversos veículos de comunicação, além de área para café, secretarias e capela. A organização do encontro foi reconhecida por três ano no prêmio Caio, considerado o "Oscar dos Eventos".
A gerente de eventos do Santuário Nacional, Aline Costa, destaca que o conforto e a segurança são prioridades no acolhimento aos participantes. "Por ser um Centro de Eventos multiuso, o espaço consegue se adequar para criar todos os ambientes necessários para Assembleia. Nossos espaços seguem as normas de acessibilidade, facilitando os acessos por rampas e elevadores, já que muitos bispos idosos fazem questão de vir e dar a sua contribuição nas discussões.", comenta.
Os representantes da Santa Sé também dispõem de um espaço próprio para trabalho. O Núncio Apostólico do Brasil e representante do Papa Francisco, Dom Giovanni D'Aniello, ocupa uma das salas do complexo de Eventos, para a realização de atendimento aos prelados. O Colégio Pio Brasileiro, o Instituto de Obras Religiosas e a Rádio Vaticano também estarão instalados no ambiente.
Outro espaço que acolhe a presença dos bispos é o Hotel Rainha do Brasil. Localizado a 700 metros do Santuário Nacional, o empreendimento é o lugar de descanso dos religiosos durante toda a Assembleia. Por este motivo, tudo é pensado com antecedência, a fim de proporcionar a melhor experiência para os Pastores da Igreja durante sua estadia.
"Este é o maior e mais importante evento do ano para o Hotel. Nós alinhamos todos os nossos trabalhos com a CNBB para fazer o melhor dentro da expectativa deles, e repassamos tudo isso para as equipes. Quando acaba uma Assembleia, já começamos a pensar em outra.", conta o gerente do Rainha do Brasil, Rafael Vasconcelos.
Na área, a atenção com a segurança é redobrada, recebendo reforço de agentes do Santuário Nacional e da Polícia Militar. "Por sua ação profética, muitos bispos são ameaçados de morte. Por este motivo, realizamos um trabalho mais intensificado neste período, a fim de garantir a proteção deles durante a Assembleia.", explica o líder do departamento de segurança do Hotel, José Antônio.
Os cuidados com a saúde dos religiosos também é preocupação constante ao longo de todo o evento. Uma ambulância fica a disposição durante os encontros e dentro do Hotel, que também prepara um cardápio especial para os bispos que têm restrição alimentar, ou necessitam de alimentação diferenciada.
Transmissão ao vivo das Coletivas de Imprensa: Além do complexo preparado para o episcopado brasileiro, o público também poderá assistir o pronunciamento dos bispos sobre as temáticas que compõem a Assembleia. Durante a 55ª Assembleia Geral da CNBB o portal A12 fará a transmissão ao vivo das Coletivas de Imprensa. Em parceria com a CNBB a transmissão acontecerá de segunda à sexta, sempre às 15h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário