Gabriel

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Incra entrega Kit Feira para assentados

Assentados feirantes do município de Presidente Epitácio, foram contempladas pelo projeto Feira Modelo da Reforma Agrária, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra e receberam, dia 26 de novembro, gratuitamente, kits compostos de banca de feira personalizada e padronizada, balança eletrônica, caixas plásticas, papeletas de preço e de identificação, sacolinhas, aventais e bonés.
A entrega simbólica e o treinamento para montagem das bancas ocorreu na sede do Projeto de Assentamento Lagoinha, com a presença de representantes do Incra, do Itesp e da Prefeitura, conjuntamente, os três órgãos públicos responsáveis pela gestão e desenvolvimento do Projeto.
A participação representativa se compôs pela presença do gestor administrativo Benito Vicente Neto, do Incra; a vice-prefeita Alda Catarina Garcia Schneidewind (PSD), e o secretário municipal da Agricultura, Marcelo Martelli Matos, pelo município; e pelo supervisor do escritório da Fundação Itesp, de Epitácio, Fabrício Cabanilha Laguna.
Ao padronizar as barracas e equipamentos utilizados em feiras livres, o Governo Federal fortalece a Rede de Feiras de Abastecimento Popular da Reforma Agrária, dá mais visibilidade aos assentados e, principalmente, resgata a dignidade e a autoestima das famílias” - disse Benito.
Ele enfatizou ainda que as feiras são importantes fontes de renda para as famílias assentadas, que oferecem aos consumidores alimentos de melhor qualidade e a preços mais baixos que os demais feirantes.
Gerenciamento

As barracas serão utilizadas de forma socializada, cada uma delas servindo a maior quantidade de famílias de assentados feirantes, de acordo com calendário e produtos de cada um. Para garantir o uso das bancas por maior número de famílias durante mais tempo, a agenda de feiras será gerenciada pelas associações de produtores dos assentamentos. Inicialmente, cada banca atenderá até três famílias de assentados. Para tanto é necessário critérios de socialização que não prejudique os feirantes, a exemplo de colocar dois produtores com a mesma mercadoria no mesmo espaço.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário