Conteúdo informa todos os detalhes importantes e traz dicas
valiosas para os lojistas aproveitarem a melhor data do ano do comércio
Para auxiliar os lojistas a incrementar as vendas na data
considerada a mais importante do calendário pelo comércio varejista nacional, o
Sebrae-SP acaba de lançar a cartilha “Venda Melhor Natal”. Disponível na
internet, o empreendedor pode obtê-la em http://sebr.ae/sp/vm_natal2014.
“O Natal é a data do ano mais promissora para os lojistas
venderem e lucrarem mais. Por isso, as dicas passadas pelos consultores do
Sebrae-SP podem ajudar muito no preparo adequado para impulsionar os negócios.
A cartilha ensina desde a iluminação da fachada, decoração no interior até os
cuidados para as vendas nas lojas virtuais”, afirma o superintendente do
Sebrae-SP, Bruno Caetano.
O cuidado com o visual é o primeiro ponto tratado na
cartilha. Seja loja de rua, em shopping ou e-commerce, todas precisam estar
atrativas. O material desenvolvido pelos especialistas do Sebrae-SP ensina o
lojista a expor os produtos da melhor forma e iluminar a vitrine para que chame
a atenção dos clientes.
O segundo ponto é o bom atendimento. A equipe precisa estar
treinada e preparada para o aumento da demanda. Conhecer bem os produtos
vendidos é fundamental. Cadastre todos
os novos compradores para manter contato posterior. A cartilha ensina boas
práticas para satisfazer o cliente, como o atendimento personalizado e nome
identificando o vendedor e conhecimento de produto ou serviço daquilo que se
está oferecendo. “Cliente bem atendido compra mais e volta ao estabelecimento”,
lembra Caetano.
A organização de estoque e o cronograma de recebimentos de
produtos também ajudam no aumento do faturamento. O que comprar para o período
e como vender por faixa etária e sexo – além de muitas outras dicas valiosas –
estão incluídas na cartilha.
O material mostra, ainda, de forma detalhada, como
estruturar sua loja virtual para o período do Natal, além de dar dicas para a
realização de promoções e divulgação da loja.
Dicas para vender mais no período
1 – Ilumine a fachada de sua loja: a iluminação é
fundamental. Use lâmpadas e pisca-piscas. À noite, deixe as luzes das vitrines
ligadas. Se a loja for a única com iluminação, receberá atenção extra de quem
passa.
2 – Vitrine vendedora: não importa se a loja é grande ou
pequena. A vitrine precisa chamar a atenção de quem passa. No Natal, use cores
fortes e formas.
3 – Decore o interior da loja: o primeiro passo será fazer a
divisão do ambiente. Pense em como organizar o espaço para expor artigos sem
atrapalhar a movimentação dos clientes.
4 – Equipe bem preparada: garanta que a equipe esteja bem
estruturada e preparada. Assegure que o atendimento ao consumidor seja
realmente bom.
5 – Divulgue sua loja: de nada adianta fazer promoção,
decoração, investimento, motivação e treinamento de colaboradores se o lojista
não divulgar sua loja.
6 – Planejamento: independentemente se a loja for na rua, no
shopping ou na internet, planejar é fundamental. Faça uma lista de estoque, de
produtos mais vendidos e datas de entregas.
7 – Atendimento ao cliente: bom atendimento significa:
gentileza, prontidão, paciência, interesse e conhecimento do produto.
8 – Liquide as sobras de Natal: as sobras de mercadorias do
Natal precisam entrar em liquidação: preços menores e promoções.
Link: http://sebr.ae/sp/vm_natal2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário