Gabriel

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

TERCEIRO MOLAR (SISO) – O Dente do juízo

Artigo


TERCEIRO MOLAR (SISO) 

O Dente do juízo


Gerson Firmino

Os terceiros molares conhecidos como "dentes do siso", normalmente erupcionam entre os 16 e 25 anos de idade, ou seja, são os últimos a aparecerem na boca.
Um terceiro molar erupcionado parcialmente pode provocar gengivites (inflamação da gengiva), abscessos, irritação local, dor, edema e até mesmo o aparecimento da cárie dental, já que a higienização se torna difícil na região.
Quando o terceiro molar fica totalmente incluso (dentro do osso), pode produzir reabsorção do dente vizinho, transtornos dolorosos e até degenerações (lesões císticas).
"A cirurgia (extração) do terceiro molar está indicada quando ele está mal posicionado, não há espaço suficiente na arcada, nos quadros de dor, quando a erupção não se completa e auxiliar o tratamento ortodôntico."
Para que a cirurgia tenha um pós-operatório tranquilo e sem grandes desconfortos para o paciente, existem medicamentos adequados que são prescritas pelo Cirurgião Dentista. Atualmente, pode-se fazer aplicações de LASER para diminuir a sintomatologia pós-operatória e acelerar a cicatrização.
A cirurgia para remoção do terceiro molar está indicada a ser realizada por um cirurgião buco-maxilo-facial e não por um clínico, evitando-se desta forma, acidentes e transtornos transcirúrgicos.
Vamos explanar sobre este assunto:
Primeiramente o verdadeiro nome do siso é Terceiro Molar, é o último dente de nossa arcada dentária, normalmente possuímos 4 Terceiros Molares, 2 superiores e 2 inferiores, sendo 1 de cada lado e quando não aparecem pode ser por dois fatores, a pessoa não possui este dente ou ele está preso dentro do osso (incluso, retido ou impactado).
Hoje em dia os dois fatores são muito comuns, devido a evolução do ser humano o aumento do cérebro e consequentemente da caixa craniana tem diminuído o espaço para a erupção destes dentes, bem como a dieta mais mole moderna não proporcionar um bom desenvolvimento dos ossos da face, diminuindo também estes espaços. Só por curiosidade os primatas além dos Terceiros Molares possuíam Quartos Molares devido a sua alimentação ser bem mais dura.
Portanto aparecendo ou não os Terceiros Molares estes devem ser avaliados por uma série de fatores que iremos descrever agora:
1) Inflamação Gengival: devido o dente não estar no devido lugar a gengiva não fica bem adaptada portanto propicia a reter alimento entre ela e o dente causando inflamação e ou infecção da gengiva ao redor (pericoronarite).
2) Cárie: o mal posicionamento destes dentes pode causar cárie tanto do Terceiro como do Segundo Molar.
3) Inflamação do osso: quando o dente não erupciona normalmente, a membrana que envolve o dente inflama o osso ao redor.
4) Formação de Tumores ou Cistos: está membrana que envolve o dente pode também se transformar em Tumor ou Cisto ocasionando um grave problema.
5) Má erupção do Segundo Molar: o Terceiro Molar quando muito inclinado pode empurrar o Segundo Molar causando uma erupção errada deste dente.
6) Apinhamento Dental: os sisos podem também empurrar os dentes em geral causando um desarranjo destes, deixando eles não alinhados.
7) Fratura do osso Mandibular: a má posição dos sisos pode enfraquecer o osso Mandibular causando sua fratura.
As técnicas de cirurgia de sisos evoluíram muito, PODEMOS realizar a remoção dos quatro sisos na mesma sessão, com anestesia geral em hospital.

Dentista Gerson Firmino de Oliveira é especialista em buco-maxilo-facial, Júnior e está de volta a Presidente Epitácio e região (rua Fortaleza, 9-35) – telefones 18 – 3281 6230 do consultório e para emergências 18 – 9 9618 9864 e 9 8179 3943. Gerson é especializado em odontologia de alta complexidade, medicina oral e odontologia hospitalar, além de atender todos os procedimentos odontológicos que o paciente necessita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário