Número de veículos no Corredor CART aumenta 10%
durante as férias de julho; ocorrências de pane elétrica e mecânica são as mais
recorrentes
Julho
é mês de férias escolares! Nesse período, muitas famílias resolvem pegar a
estrada para aproveitar os dias de folga e descansar. Porém, para que a
diversão seja segura, alguns cuidados começam antes mesmo de arrumar as malas.
O veículo precisa ser revisado antes da viagem já que alguns itens são muito
importantes e a eficiência deles podem fazer a diferença em um momento de
necessidade no trânsito, principalmente pelo aumento no fluxo de veículos na
rodovia.
Nessa
época do ano, o Corredor CART registra aumento de cerca de 10% de veículos em
trânsito nos 444 quilômetros de rodovia, entre Presidente Epitácio e Bauru.
Além disso, os serviços de orientação aos usuários e atendimento também
aumentam mesma época. “O motorista tem que ter o hábito conferir os recursos do
carro constantemente. Alguns problemas só aparecem se a gente for conferir.
Isso evita que contratempos aconteçam na viagem, além de evitar acidentes”,
destaca o Gerente de Operações da CART, Luís Carlos Guimarães Santos. As
ocorrências mais comuns nessa época do ano são panes no sistema elétrico,
problemas mecânicos, superaquecimento e pneu furado. Em alguns casos, o
problema poderia ser encontrado com uma simples análise do motorista, antes de
pegar a estrada.
Revisão
Programe
com frequência a manutenção preventiva do seu carro em um mecânico de confiança
ou em postos autorizados da marca do veículo. Outras análises podem ser feitas
pelo próprio motorista. São rápidas e muito eficientes:
Pneus
·
Sempre verifique
as condições do seu estepe. Faça calibragem antes de pegar a estrada;
·
Pneus desgastados
podem provocar acidentes e geram multa;
·
A cada 10 mil
quilômetros rodados, é necessário que se faça o alinhamento e balanceamento
para que não haja desgaste excessivo dos pneus.
Triângulo, macaco e chave de roda
·
Só
checar se estão no carro não é suficiente. Veja se estão em condições de
funcionamento. Um macaco enguiçado ou um triângulo sem sustentação não servem
para nada
Fluidos
·
O fluido de freio
deve ser trocado em média uma vez por ano. Discos de freio, pastilhas, tambores
e outras peças do sistema devem ser revisados a cada 10 mil quilômetros;
·
Tanto o óleo
lubrificante quanto o filtro do óleo precisam ser trocados periodicamente.
Fique atento às datas estabelecidas pela montadora do seu veículo
Câmbio e
Embreagens
·
Verifique o nível
do óleo do câmbio a cada 30.000 km. Se perceber vazamentos, providencie o
conserto o quanto antes;
·
Pedal de
embreagem muito endurecido e dificuldade para engatar as marchas é sinal de
desgaste
Sistema de limpeza dos vidros
·
Cheque
as paletas de limpeza e os desembaçadores. Se a borracha da paleta estiver
ressecada, a eficiência do equipamento será prejudicada durante a chuva;
24h na Rodovia
No
Corredor Raposo Tavares, de Bauru a Presidente Epitácio, são 16 veículos que
fazem a inspeção na rodovia. O Inspeguincho é um caminhão adaptado que, além da
inspeção 24h, pode remover veículos de passeio e utilitários com problemas
mecânicos e transportar motorista e passageiros em atendimento com segurança e
conforto.
Cada
caminhão tem um kit de equipamentos para consertar o veículo no local ou adotar
as primeiras providências em caso de uma ocorrência que exija mais recursos.
Entre eles estão macaco hidráulico, extintor, galão de água, iluminação de
advertência, cones e fita zebrada para sinalização de emergência. Todos os
veículos ficam baseados nas unidades do SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário
e são acionados pelo CCO – Centro de Controle Operacional quando necessário.
Ao
localizar um veículo com problemas mecânicos que o inspetor não consiga
consertar no local, é feita a remoção imediata uma vez que o caminhão é dotado
de guincho, sem a necessidade de acionar outro recurso, reduzindo o tempo de
espera do usuário. A CART está à disposição do usuário pelo 0800-7730090
ou pelo Call Box, disponíveis a cada quilômetro nas rodovias duplicadas.
A
CART, uma empresa Invepar Rodovias, administra o Corredor Raposo Tavares,
formado pelas rodovias SP-225 João Baptista Cabral Rennó, SP-327 Orlando
Quagliato e SP-270 Raposo Tavares, num total de 834 quilômetros entre Bauru e
Presidente Epitácio, sendo 444 quilômetros no eixo principal e 390 quilômetros
de vicinais.
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