Gabriel

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Porto de Epitácio permanece sem atividade

Por Bianca Lima

Mesmo com as obras concluídas em 2014, o porto de Presidente Epitácio permanece sem qualquer atividade, aguardando as definições quanto à reestruturação e à implantação do transporte ferroviário na região de Presidente Prudente e os problemas ainda sentidos pela crise hídrica, que acometeu o país no fim do ano passado e que comprometeu o transporte hidroviário. O porto foi construído com o intuito de receber e escoar a produção regional e de outros Estados, pelos eixos Rio Tietê-Paraná, iniciativa abordada pelos representantes regionais, membros de órgãos e empresariado, como viável e que proporcionará mais desenvolvimento à região.

No entanto, o início das atividades “esbarra” em dois óbices: a crise hídrica que se abateu sobre o país no fim do ano passado, prejudicando o sistema hidroviário; e a já conhecida discussão em âmbito regional quanto à volta do transporte ferroviário.

Anseio antigo

O desejo de ter “de volta” a instalação do transporte ferroviário na região é antigo e inúmeras reuniões e encontros já foram realizados neste sentido.

De acordo com o diretor regional do Ciesp/Fiesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo/Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), unidade de Prudente, Wadir Olivetti Júnior, a atividade é importante, pois propicia um canal de recebimento e escoamento da produção regional, reduzindo o custo do frete, proporcionando mais competitividade em âmbitos nacional e internacional. Além disso, com um planejamento de médio e longo prazos, a iniciativa ocasionará mais desenvolvimento da região.

Sobre o porto de Presidente Epitácio, o diretor esclarece que as atividades permanecem interrompidas devido ao não funcionamento da ferrovia e pela crise hídrica que, mesmo passando este tempo e com a chuva que precipitou – e que aliviou um pouco a situação – alguns rios permanecem sem condições de navegabilidade. Ele frisa que a navegação só é liberada quanto toda malha estiver em condições para tanto.

Já o prefeito de Presidente Epitácio, Sidnei Caio da Silva Junqueira (Picucha), lembra que 80% da demanda produzida na região poderia passar por estes dois meios de transportes (ferrovia e hidrovia), ocasionando agilidade, mais eficiência e preços mais interessantes, colaborando para o desenvolvimento regional. Ele salienta que o porto está pronto e só espera uma solução – quantos aos dois impasses – para que possa iniciar as atividades.

ALL


A Rumo ALL (América Latina Logística), concessionária que administra a ferrovia regional, informa que realiza encontros periódicos com empresas de toda a região, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a prestação de serviços e o funcionamento do modal. Como noticiado por O Imparcial, no dia 30 de junho, um representante da concessionária esteve em Presidente Prudente para discutir a reestruturação do sistema ferroviário na região oeste paulista e identificar empresas parceiras que estejam dispostas a utilizar o transporte. No entanto, o impasse sobre a reforma da linha férrea na região e o retorno do serviço, que segue há anos em debate, parece que “excedeu” o limite de paciência do empresariado, políticos e membros de associações, visto que, diferentemente de outros encontros, uma quantidade pequena de pessoas compareceu ao evento. (Com informações Jornal O Imparcial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário