Gabriel

sábado, 22 de agosto de 2015

Briga resulta em tiro nas nádegas disparado por PM da capital

Um policial militar de 29 anos foi detido por tentativa de homicídio em frente a um bar localizado no Centro de Presidente Epitácio. O soldado, que é recém-ingressante na corporação e estava de folga, foi autuado em flagrante e encaminhado ao Presídio Militar Romão Gomes, conforme o delegado titular Márcio Domingos Fiorese. O fato foi por volta das 4h41 deste sábado (22).
Fiorese explicou que o policial se desentendeu com um rapaz e disparou algumas vezes em sua direção. Durante a tentativa, um dos tiros atingiu as nádegas de um jovem de 18 anos. Para efetuar os disparos, o soldado utilizou a pistola ponto 40, pertencente à corporação e que fica em posse do policial militar.
Ainda de acordo com o delegado de Presidente Epitácio, o policial confirmou que se desentendeu com outro homem e que teriam “partido para cima dele”, momento no qual utilizou a arma para “se defender”.
No boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Polícia Civil da cidade também consta que uma testemunha visualizou uma discussão entre duas pessoas na rampa de acesso ao bar, que já havia encerrado o expediente. Foi informado, ainda, que o policial disparou aproximadamente seis vezes – sendo um para cima. Após os disparos, o soldado teria saído do local em uma Saveiro em alta velocidade.
A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência de disparo de arma de fogo. Como o soldado envolvido já não estava no estabelecimento, houve buscas e o suspeito foi encontrado no referido veículo, em uma rua nas proximidades.
A vítima, que ainda será ouvida pela Polícia Civil, foi socorrida para a Santa Casa de Presidente Epitácio e não corre risco de morte. A perícia também compareceu ao local dos fatos. Fiorese também explicou que um inquérito já foi instaurado pela Polícia Civil, que tem 10 dias para concluir o caso.
Procedimento administrativo
A Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do setor de Comunicação Social do Comando de Policiamento do Interior (CPI-8), em Presidente Prudente, confirmou que o soldado em questão foi detido em flagrante e encaminhado ao Presídio Militar Romão Gomes.
Também foi apontado pelo CPI-8 que o envolvido será submetido a um processo administrativo que deve apurar as circunstâncias da ocorrência e, como resultado, pode ser demitido ou expulso da corporação.

O soldado está há menos de dois anos na corporação e estava em estágio probatório. O soldado pertence ao 50º Batalhão da Polícia Militar, localizado na região de Parelheiros, na Capital paulista. (Com informações do G1 e CPI-8)

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Dois presos com 26 quilos de maconha em Epitácio

Dois homens foram presos por tráfico de drogas por volta das 13h30 desta quarta-feira (19) no Jardim Real em Presidente Epitácio. Segundo o delegado da Polícia Civil, Márcio Domingos Fiorese, três homens estavam em uma casa onde foram encontrados os 24 tijolos de maconha que totalizaram 26,655 kg. O terceiro suspeito fugiu do local.
Segundo o delegado, a Polícia Civil realizava monitoramento na residência há cerca de um mês. Nesta quarta-feira (19) os policiais se dirigiram até o local e quando os homens perceberam a movimentação da polícia, dois deles entraram na casa e o terceiro fugiu a pé.
Na residência foram encontrados com os indivíduos os tijolos de entorpecente. Ainda conforme o delegado, os dois homens são moradores de Bataguassu (MS) e tem 22 e outro 24 anos. O terceiro suspeito que continua foragido, mas já foi identificado tem 49 anos e também reside na mesma cidade dos outros.

Conforme Fiorese, além da droga foram apreendidos 3 celulares e dois veículos, sendo um Palio com placas de Bataguassu (MS) e um Versailes com identificação de Buritama (SP). Os dois presos foram levados para a delegacia de Presidente Epitácio onde a ocorrência foi registrada, para posteriormente serem encaminhados para a Cadeia de Presidente Venceslau onde aguardarão transferência para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá.

PM DIVULGA NOTA OFICIAL SOBRE 'BICICLETAS ELÉTRICAS'

BICICLETA ELÉTRICA
Repórter Nelson Roberto, capitão Simone e tenente Oliveira

Devido o crescente uso de ciclo motorizado elétrico em condições que comprometem a segurança no trânsito, o CONTRAN, órgão de trânsito normativo federal, equiparou os ciclo-elétricos aos ciclomotores e estabeleceu as exceções.
A Resolução 315/09 “art. 1º, § 1º” do CONTRAN alterada pela Resolução 465/13 do CONTRAN equipara os ciclo-elétricos aos ciclomotores, abrangendo todos os veículos de duas ou três rodas, provido de motor elétrico com potência máxima de 4 kw, com ou sem pedais acionados pelo condutor, cujo peso total, incluindo o condutor, não exceda 140 Kg e cuja velocidade máxima declarada pelo fabricante não ultrapasse 50 km/h; incluem-se nesta definição as bicicletas que tiveram este dispositivo motriz agregado posteriormente à sua estrutura.
EXCEÇÃO: conforme artigo 1º, §2º e 3º da Resolução 315/09 c/c 465/13 do CONTRAN, não se equipara a ciclomotor:
1.        Os equipamentos de mobilidade individual autopropelidos (elétrico ou combustão), sendo permitida sua circulação somente em áreas de circulação de pedestres, ciclovias e ciclo faixas e cujas dimensões de largura e comprimento sejam iguais ou inferiores às de uma cadeira de rodas conforme NBR 9050/2004 (patinetes, skates, cadeiras elétricas, etc).
2.        As bicicletas dotadas originalmente de motor elétrico auxiliar, bem como aquelas que tiverem o dispositivo motriz agregado posteriormente à sua estrutura, sendo permitida a sua circulação em ciclovias e ciclo faixas desde que a potência nominal máxima seja de 350 Watts, a velocidade máxima seja de 25 Km/h, que sejam dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar e que não tenha acelerador ou qualquer outro dispositivo de variação manual de potência, além de serem dotadas de indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, lateral e traseira, espelhos retrovisores em ambos os lados e pneus  em condições mínimas de segurança, bem como uso obrigatório de capacete de ciclista (apenas os ciclo-elétricos dotados destas especificidades podem ser conduzidos por pessoas que não possuam Carteira Nacional de Habilitação “CNH” na categoria “A”, bem como por menores de 18 anos; qualquer alteração destas características torna-se obrigatório possuir e portar CNH).
CICLOMOTOR: são veículos de duas ou três rodas, providos de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a cinquenta centímetros cúbicos e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a 50 Km/h.
REQUISITOS PARA CONDUZIR CICLOMOTOR (E CICLO-ELÉTRICOS EQUIPARADOS):
1.        HABILITAÇÃO: Para conduzir ciclomotor (e ciclo-elétricos equiparados) é necessário possuir Autorização para Conduzir Ciclomotor “ACC” ou Carteira Nacional de Habilitação na categoria “A”, conforme preconiza o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, no item 9, aprovado pela Resolução do CONTRAN Nº 371/10.
2.        EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS: Estar em ordem com relação aos equipamentos obrigatórios que constam no inciso III, artigo 1º da Resolução do CONTRAN Nº 14/98, que são os espelhos retrovisores, de ambos os lados; farol dianteiro, de cor branca ou amarela; lanterna, de cor vermelha, na parte traseira; velocímetro; buzina; pneus que ofereçam condições mínimas de segurança e dispositivo destinado ao controle de ruído do motor (este, apenas para os ciclomotores dotados de motor de combustão interna); bem como utilizar capacete motociclístico, conforme a Resolução do CONTRAN Nº203/06, devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior; o capacete deve possuir dispositivos retrorrefletivos de segurança nas partes laterais e traseira, selo do Inmetro, viseira ou óculos de proteção, bem como não deve possuir avarias que identifique o uso inadequado.
3.        REGISTRO, LICENCIAMENTO E EMPLACAMENTO:Desde 30 de julho de 2015, com o advento da lei nº 13.154/15, que retirou a competência municipal para registrar e licenciar ciclomotores, prevista, até então, no artigo 24, inciso XVII e artigo 129 do Código de Trânsito Brasileiro, o registro, o licenciamento e emplacamento dos ciclomotores (e ciclo-elétrico equiparados) passaram para a competência do Órgão Executivo de Trânsito Estadual (Detran); porém, enquanto o DETRAN/SP não regulamentar, os órgãos que atuam na fiscalização de trânsito não exigirão o Certificado de Licenciamento Anual e nem a placa de identificação veicular.
CRIMES DE TRÂNSITO: Os crimes de trânsito elencados entre os artigos 302 e 312 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) referem-se à utilização de veículo automotor para a prática de certos crimes. O anexo I da lei 9.503/97 (CTB) define como veículo automotor todo veículo a motor de propulsão que circule por seus próprios meios, abrangendo, com isso, os ciclomotores e ciclo-elétricos equiparados; portanto, qualquer situação que coloque em risco a saúde ou a vida de terceiros, serão tomadas as providências cabíveis, pois o fundamento da fiscalização viária e de todas as medidas coercitivas adotadas, tem como objetivo a proteção à vida e à incolumidade física da pessoa, conforme o § 1º do artigo 269 do CTB (condutor de ciclo-elétrico equiparado a ciclomotor cometerá crime de trânsito como qualquer condutor de veículo automotor, como por exemplo embriaguez na condução de veículo).
CONCLUSÃO: Pessoas que não possuem Carteira Nacional de Habilitação na categoria “A” ou “ACC” e menores de 18 anos só podem conduzir os ciclo-elétricos que não possuam dispositivos de alteração de velocidade, que o motor só funcione quando o condutor pedalar, cuja velocidade máxima seja de 25 Km/h e potência máxima de 350 Watts; bem como deve transitar com todos equipamentos de segurança; todo ciclo-elétrico fora destas especificações, é considerado ciclomotor e deve ser conduzido por pessoa que esteja portando Carteira Nacional de Habilitação na categoria “A”, bem como deverá usar todos equipamentos de segurança previstos em lei. O desrespeito a esta regra implicará em infração de trânsito e o ciclo-elétrico será removido ao pátio de trânsito municipal.



2º Ten PM Oliveira

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

PM alerta: bicicleta elétrica só com capacete e CNH

A Policia Militar de Presidente Epitácio, por meio da comandante – capitão Simone de Cristo Fernandes, está alertando todos os condutores de bicicletas elétricas que deverão estão portando a CNH – Carteira Nacional de Habilitação e todos os requisitos de segurança, principalmente o capacete de motociclista.
Simone reuniu-se com os vereadores, imprensa de todos os proprietários de lojas onde são vendidas as bicicletas elétrica e falou sobre o assunto.
“Uma nova Lei federal deve ser cumprida e todos devem portar a CNH e o os requisitos de segurança, neste primeiro momento não é necessário documentos do veículo, mas serão exigidos em outros momentos”, disse a capitão.
Ela explicou que só podem conduzir bicicletas elétricas com capacete de ciclista e sem CNH quando a bicicleta for sem acelerador e a velocidade não ultrapassar 25 km/h.
A PM deverá fiscalizar naturalmente essas bicicletas elétricas e todos os infratores serão punidos com recolhido do veículo e multa que vai para o CPF do condutor. Atente para o detalhe de que quando a PM flagrar um adolescente com a bicicleta elétrica, além das punições o pai será indiciado em crime de transito.

Todos os que tiverem duvidas procurar a Companhia da PM para melhores esclarecimentos.












terça-feira, 18 de agosto de 2015

EPISAT MOVEIS E ELETRÔNICA PARTICIPA DA LIQUIDA EPITACIO


Vereador Marcírio Rolim faz reivindicações na Assembleia Legislativa do Estado

Estiveram reunidos na Assembleia Legislativa do Estado, no gabinete do deputado estadual Ricardo Madalena (PR) o vereador Marcírio Rolim (PR), o diretor da Câmara Municipal de P. Epitácio Rodrigo Muller e o economista  Eduardo Schebuck, na ocasião o vereador Marcírio apresentou ao deputado algumas reivindicações, entre elas: verba parlamentar para a Santa Casa de Presidente Epitácio,  reforçou o pedido de uma van, para a Secretaria de Saúde do Município, apoio do deputado para a liberação de verba já solicitada pelo Município para construção de ponte na estrada vicinal Epitácio – Caiuá e encaminhamento de projetos à Secretaria Estadual de Turismo através de oficio direcionado ao secretário Roberto Lucena, sobre o Trem Turístico de Presidente Epitácio e o plano de mobilidade sustentável (Ciclovia e Acessibilidade no entorno de Presidente Epitácio). A ideia de incorporar esses planos à Secretaria de Turismo para colocar as verbas necessárias de aplicação nos projetos via orçamento do Estado.  

Marcírio e Schebuck reúnem-se com diretor do Dade em São Paulo

Vereador Marcírio, diretor do Dade Adalberto e Schebuck
O vereador Marcírio Rolim e o economista Eduardo Schebuck reuniram-se nesta tarde de terça-feira, dia 18, com o diretor do Dade – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – Adalberto Ferreira da Silva onde trataram de vários assuntos ligados ao turismo epitaciano.
Segundo Schebuck foram explicados ao diretor do Dade os projetos envolvendo trem turístico, ciclovias e como os investimentos serão feitos em Epitácio e região a partir de projetos macros e aplicações subdividas em projetos pontuais, da recuperação da malha viária, edifícios, atrativos de uso ou somente de conhecimento entre peças e transferência cultural. Na ciclovia o assunto foi focado em mobilidade sustentável e acessibilidade, visto que o Governo do Estado de São Paulo está priorizando exatamente qualidade de vida e projetos que tenham viabilidade econômica, ambiental e acima de tudo que geram renda e emprego.

Marcírio, Schebuck e Rodrigo Muller já haviam visitado o deputado estadual Ricardo Madalena e falaram sobre esses e outros projetos.
Eduardo Schebuck, Ricardo Madalena, Marcírio e Rodrigo Muller

Santa Rita do Pardo realizará a I Conferência dos Direitos da Mulher



 A prefeitura de Santa Rita do Pardo, por meio da Gerência de Promoção Social e Trabalho em parceria com Conselho Municipal da Mulher, realizará na próxima quinta-feira (20), a I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, em Santa Rita do Pardo. O evento será realizado no prédio da Câmara Municipal, Alfeu Cândido, com início às 7 horas (MS).

Com o tema “Mais direitos, participação e poder para as Mulheres” o evento irá abordar também, temas voltados à saúde e benefícios sociais. Aberto para toda comunidade, a gestora de promoção social de Santa Rita do Pardo, acredita que esta seja a oportunidade de mostrar à sociedade a importância deste e de outros conselhos, “O conselho da mulher, é muito importante para o município e a realização da conferência é o “ponta-pé” inicial para nortear as mulheres santa-ritenses ao conhecimento de seus direitos, transformando cada participante em multiplicador de idéia” enfatiza Adriana Assis. 

Para a presidente do conselho da mulher, Liderce Bruna a realização da conferência é uma oportunidade de envolver ainda mais a comunidade, “É importante que todos participem, esse é o momento de adquirir novos aprendizados que sem dúvida, fará a diferença na vida de cada participante” finaliza.


--

Santa Rita do Pardo realizará a I Conferência dos Direitos da Mulher

A prefeitura de Santa Rita do Pardo, por meio da Gerência de Promoção Social e Trabalho em parceria com Conselho Municipal da Mulher, realizará na próxima quinta-feira (20), a I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, em Santa Rita do Pardo. O evento será realizado no prédio da Câmara Municipal, Alfeu Cândido, com início às 7 horas (MS).

Com o tema “Mais direitos, participação e poder para as Mulheres” o evento irá abordar também, temas voltados à saúde e benefícios sociais. Aberto para toda comunidade, a gestora de promoção social de Santa Rita do Pardo, acredita que esta seja a oportunidade de mostrar à sociedade a importância deste e de outros conselhos, “O conselho da mulher, é muito importante para o município e a realização da conferência é o “ponta-pé” inicial para nortear as mulheres santa-ritenses ao conhecimento de seus direitos, transformando cada participante em multiplicador de idéia” enfatiza Adriana Assis. 

Para a presidente do conselho da mulher, Liderce Bruna a realização da conferência é uma oportunidade de envolver ainda mais a comunidade, “É importante que todos participem, esse é o momento de adquirir novos aprendizados que sem dúvida, fará a diferença na vida de cada participante” finaliza.

--

Direto da Polícia


Na noite de 15 de agosto (sábado), Policiais Militares de Presidente Epitácio foram acionados para atendimento de ocorrência de Furto. A vítima alegou que estava no seu estabelecimento e deixou seu celular sobre o balcão e que havia somente um cliente, após alguns minutos o cliente foi embora e então notou que seu celular havia sumido. Diante dos fatos os Policiais deslocaram até a residência do indivíduo e ao ser indagado, acabou por confessar a autoria do furto; Destarte, recebeu voz de prisão e foi apresentado na Delegacia de Polícia, onde permaneceu à disposição da Justiça.   

Na noite de 15 de agosto (sábado), Policiais Militares de Presidente Epitácio foram acionados para averiguação de Tráfico de Entorpecente. Pelo local com a chegada da viatura, um indivíduo subiu correndo a escada de um sobrado, onde foi alcançado e abordado, onde o indivíduo engoliu uma porção de entorpecente, ao ser submetido à busca pessoal, foi localizado nos bolsos de suas vestes a quantia de quarenta reais em notas diversas, entorpecente aparentando ser crack pesando aproximadamente três gramas, entorpecente aparentando ser maconha pesando aproximadamente cinco gramas; ao ser indagado, o indivíduo confessou que havia engolido algumas porções de crack. O indivíduo foi conduzido a Santa Casa local onde após exames foi medicado e liberado. Diante dos fatos, recebeu voz de prisão e foi apresentado na Delegacia de Polícia, onde permaneceu à disposição da Justiça.   

Na tarde de 16 de agosto (domingo), Policiais Militares de Presidente Epitácio durante patrulhamento pelo Centro de Eventos depararam com um grupo de adolescentes e notaram quando um adolescente jogou algo no solo; Destarte os adolescentes foram abordados, e ao verificar o objeto jogado no solo, constataram que era um invólucro contendo em seu interior uma erva esverdeada ressequida, aparentando ser maconha, ao ser indagado, o adolescente confessou que é usuário de droga. O adolescente trajava uma bermuda branca com um desenho de uma "folha de maconha". Diante dos fatos a adolescente foi conduzido à Delegacia de Polícia onde foi elaborado o Boletim de Ocorrência de Porte de Entorpecente e 'Apologia ao Crime', sendo liberado para seus  genitores, entorpecente e a bermuda foi apreendida. 

Na tarde de 16 de agosto (domingo), Policiais Militares de Presidente Epitácio durante patrulhamento pelo Rodovia Élio Gomes, depararam com um adolescente em atitude suspeita, e ao realizar a abordagem, foi localizado em sua carteira de cigarros uma porção  com uma erva esverdeada ressequida, aparentando ser maconha, ao ser indagado, o adolescente confessou que é usuário de droga. O adolescente trajava uma camiseta com uma estampa de um desenho de uma "folha de maconha". Diante dos fatos a adolescente foi conduzido à Delegacia de Polícia onde foi elaborado o Boletim de Ocorrência de Porte de Entorpecente e 'Apologia ao Crime', sendo liberado para seus  genitores, entorpecente e a camiseta foi apreendida. 


Aprovado reajuste do ticket alimentação dos servidores epitacianos

Uma das reuniões entre Prefeitura e Sindserpe nas negociações salariais
Depois de várias reuniões entre o Sindserpe – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Presidente Epitácio e a Prefeitura onde mesmo com muita choradeira e motivos para aumento salarial, nesse sentido nada foi conquistado. Voltaram-se então para o aumento do ticket alimentação que estava em R$ 280,00 e o sindicato reivindicava mais de R$ 400,00, de acordo com o Dieese. Falou-se em R$ 350,00 que debatido até as últimas gotas de cansaço, mas não foi a contento. Depois de duas reuniões o prefeito Picucha decidiu então aumentar o ticket em R$ 20,00, que não foi aceito pelos servidores em Assembleia Geral, houve manifestações, desagrados, mas nada convenceu o prefeito que alegava problemas financeiras na Prefeitura.
No início de julho o presidente do sindicato Claudio Pereira dos Santos enviou oficio ao executivo confirmando os R$ 20,00. Agora era necessário a aprovação da Câmara de Vereadores que estavam em recesso e só voltariam em agosto, o que de fato aconteceu, na noite desta segunda-feira, dia 17, foi aprovado na Câmara o PL – Projeto de Lei nº 019/2015, de 23 de julho de 2015 que reajusta o auxílio alimentação para cargos de provimento efetivo do quadro de pessoal da Prefeitura.
No artigo 1º do PL consta que fica reajustado em 7.1429% para os cargos efetivos passando o valor de R$ 280,00 para R$ 300,00. No artigo 3º consta que seus efeitos serão desde 1º de maio de 2015.
O presidente Claudio do sindicato explica que neste mês de agosto, dia 30, os servidores receberão R$ 360,00 – sendo R$ 60,00 relativos as meses de maio, junho e julho e os R$ 300 de agosto. A partir de setembro R$ 300,00 todos os meses até o próximo reajusta.


Sindserpe conquista referência 9 para ACS e AE, antes era 2

Servidores municipais lotaram as galerias da Câmara
Na sessão da Câmara Municipal de segunda-feira, dia 17, foi aprovado o PL - Projeto de Lei Complementar, do executivo, nº 06/2015 de 23 de julho de 2015 que altera a referência salarial dos cargos de Agente Comunitário de Saúde – ACS e Agente de Endemias – AE, junto ao quadro geral de pessoal efetivo que se refere o anexo VII da Lei Municipal Complementar nº 044/2006 em conformidade com a Lei nº 11.350/2006 com alteração introduzida pela Lei nº 12.994/2014.
A lei só foi aprovada depois de muita discussão e reivindicações à época das negociações salariais 2015, dos servidores municipais, quando o Sindserpe – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Presidente Epitácio, através do presidente Claudio Pereira dos Santos, vice Elias Abdo e toda a diretoria se reunião com o prefeito e assessores e solicitou que fosse alterada a referência dos ACS – Agentes Comunitários e Saúde e Agentes de Endemias que tiveram aumento do piso salarial, mas não haviam conseguido elevar a referência que era dois. Lembrando que o salários dos ACS e AE eram de R$ 888,68, referência 2 e passou para R$ 1.020,81 referência 9 estando acima do piso nacional que é de R$ 1.014,00.
Vereadores aprovaram o PL por unanimidade

A nova lei deverá passar todos os 68 ACS e os 10 AE da referência dois para nove, com carga horária de 40 horas semanais, terão todas as progressões por tempo de serviço, promoção horizontal por merecimento. Também aplica-se a nova referência aos contratos de trabalho admitidos através de processo seletivo criados pela Lei municipal 049/2006.
Segundo Claudio, do sindicato, foram várias as reivindicações que estavam inseridas na pauta de negociações e essa era uma delas, outra que também foi conquistada com muito protesto foi o aumento no ticket alimentação de R$ 280,00 para R$ 300,00, com efeito retroativo desde 1º de maio.
“Estamos reivindicando agora que o prefeito cumpra o que disse em reuniões que daria a periculosidade aos servidores que trabalham com motocicletas”, disse o presidente do Sindserpe e acrescenta que a presidente Dilma Rousseff, no último dia 18/6, sancionou a lei 12.997/14, a qual acrescentou o parágrafo quarto ao art. 193 da CLT, passando a dispor que também são consideradas atividades perigosas aquelas exercidas por trabalhadores em motocicleta.
 
Reunião onde foram apresentadas as reivindicações dos servidores municipais



sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Vereadores pleiteiam isenção de taxa de embarque para o Campinal


Através de requerimento protocolado na última sessão ordinária da Câmara, os vereadores Alemão Tedesco, Fabrício e Marlan tratam da questão da taxa de embarque cobrada pelo uso da rodoviária e que é cobrada juntamente com o ticket da passagem de cada usuário de ônibus.  
Dizem os vereadores que o município, para custear suas despesas relativas ao terminal rodoviário, cobra dos usuários um tributo denominado “taxa de embarque”, como de resto ocorre na grande maioria dos terminais rodoviários do país.
Argumental, porém, que o terminal local tem a singularidade de que é usado também para viagens dentro dos limites do município, a exemplo dos coletivos que se dirigem ao distrito do Campinal, e de cujos usuários também se cobra a taxa de embarque, contrariando aí a regra geral, qual seja, a de não cobrar taxa de embarque nos trajetos internos do município.

Tedesco finaliza o requerimento aventando a possibilidade de suprimir a cobrança da taxa de embarque para os ônibus com destinação ao Campinal. 


Câmara pretende apresentar projeto endurecendo as regras para venda de produtos por ambulantes de fora do município

Com minuta de projeto já sob avaliação, grupo de vereadores epitacianos pretende alterar e endurecer as regras para a venda de determinados produtos por ambulantes de fora do município.

Tedesco argumenta que “ .. há necessidade de proteger os comerciantes locais, ainda mais em momentos de crise como a atual. Além do que, a nossa legislação sobre esse assunto é bastante antiga e precisa ser atualizada, de modo a proteger os cidadãos e também os comerciantes e prestadores de serviço de nossa cidade”.

Sobre o assunto, os vereadores Luiz Tiago e Fabrício dizem que está acontecendo um abuso por parte de pessoas que, vindas de fora e sem pagar impostos justos, concorrem deslealmente com as pessoas que estão estabelecidas na cidade.

Já o também vereador Marcírio pontua que é necessário proteger os empregos que são gerados pelo comércio e pelos prestadores de serviço da cidade, já que aqueles que vem de fora exclusivamente fazer suas vendas aqui nada trazem de benefício  para a comunidade, e ainda prejudicam os que estão regularmente estabelecidos.

O presidente da Câmara, Marlan de Melo, informa que tão logo haja consenso sobre as medidas a serem adotadas sobre o tema, a questão será colocada para votação.






Prefeito Cacildo Dagno participa de mobilização na sede da Assomasul

O Prefeito Cacildo Dagno (PSDB), de Santa Rita do Pardo participou na manhã desta segunda-feira (10), juntamente com prefeitos de 50 dos 79 municípios do Estado, da mobilização para discutir a crise que as cidades enfrentam com a diminuição dos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

Durante o encontro que foi promovido na seda da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), os prefeitos deram o pontapé inicial da campanha de esclarecimento à população sobre a crise financeira das prefeituras.

Cacildo Dagno destacou durante a mobilização que é lamentável ver a situação dos municípios “Tivemos uma queda de 26% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de julho, em relação ao mês junho, o que dificultou ainda mais as nossas ações na administração pública e ainda que tenhamos esperança de melhora, não temos nenhum posicionamento positivo por parte do Governo Federal.” Avaliou.

O prefeito destacou ainda que por mais que a situação seja preocupante, tem evitado gerar desgastes no serviço prestado a população.  “Em Santa Rita do Pardo tem tomando medidas de contenção de despesas, porém, evitando paralisação de serviços, na expectativa de melhoras dos repasses, mas caso a situação não melhore, outras medidas terão que ser tomadas”.

Além do prefeito, também estiveram participando o vice-prefeito, José Milton, vereadores, Ruy Castelo Branco, Sergio Antonio Braghin, Cleudenide Ferreira de Freitas, gestores da Administração Municipal. O ato contou ainda com a presença do governador Reinaldo Azambuja, deputados Estaduais, Federais e senadores.


Deputado Ed Thomas enfatiza trabalho com resultados da agricultura familiar

Com eficazes ações em prol da agricultura familiar, o deputado estadual Ed Thomas (PSB) enfatiza o trabalho realizado pelas famílias de agricultores que residem, produzem e sobrevivem da produção de alimentos, no Assentamento Bom Pastor, em Sandovalina, Pontal do Paranapanema. Lá, graças à ajuda que destinou para a Associação Viver e Aprender, através de uma Emenda parlamentar de R$ 90 mil, foi possível a aquisição de um trator e vários implementos agrícolas, em 2012. A partir daí, as famílias lá residentes passaram a ter muito mais condições de preparar a terra para plantar, colhendo agora os frutos, como milho, vagem, melancia, coco, batata doce, abóbora, maracujá, berinjela, verduras entre outros alimentos que são vendidos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), segundo os agricultores Valdir Rodrigues Paz e dona Inês De Ré Paz. Criada há cerca de cinco anos, a Associação Viver e Aprender conta hoje com quinze famílias cadastradas, sendo a primeira entidade do gênero, a receber recursos do Estado diretamente em conta corrente para compra destes equipamentos agrícolas. Ao agradecerem a ajuda destinada há três anos pelo deputado Ed Thomas, os representantes da entidade anunciaram que buscam agora, estabelecer convênio com o governo estadual para fornecer os alimentos produzidos no assentamento para escolas, hospitais, presídios, entre outras instituições, através do Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS), que visa estimular a produção e garantir a comercialização dos produtos da agricultura familiar, tornando o Estado o principal comprador desses produtos, permitindo a melhora da qualidade de vida dos que trabalham no campo.

Mais de 230 mil devotos são esperados neste final de semana pelo Santuário de Aparecida

O Santuário Nacional espera cerca de 230 mil devotos neste final de semana. Neste período do ano a presença das romarias organizadas na Basílica já é bem intensa, já que se aproxima o mês da Padroeira, outubro.

O ponto alto do sábado (15) é a presença da Romaria Salesiana, que trará ao Santuário grupos salesianos de todo o Brasil. Este é o 15º ano consecutivo que a Romaria Salesiana se reúne em Aparecida.

Faz parte da programação dos salesianos, uma celebração na Capela do Porto Itaguassú às 7h presidida pelo arcebispo de Passo Fundo (RS), Dom Carlos Altieri, caminhada à Basílica e missa às 12h.

Ainda no sábado o Santuário acolhe a Romaria da Diocese de Leopoldina (MG), da qual participam cerca de 3 mil fieis. O grupo participa da missa das 9h, presidida pelo bispo diocesano, Dom José Eudes Campos Nascimento, posteriormente se concentra na Tribuna Bento XVI.

No domingo (16), a 23ª Romaria da Diocese de Campo Limpo estima reunir 35 mil fieis às 8h, para uma via-sacra na esplanada João Paulo II. A celebração será conduzida pelo bispo local, Dom Luiz Antonio Guedes. O grupo participa da missa das 10h no Santuário, quando será feito o envio da Imagem Peregrina para a Diocese.

Na missa das 8h no domingo participam coordenadores de romarias de todo o Brasil, que se reúnem para o seu 24º encontro no Santuário Nacional. Na ocasião os presentes participam de formação e recebem orientações para seu trabalho de coordenador. Esta celebração marca também a abertura da Semana Vocacional. 


Mulheres da ginástica do Jardim Real recebem orientações

Monique e Jessica orientando as mulheres do Jardim Real
Mais de 20 mulheres que participam das aulas de ginástica, ministradas pela professora Flor Guacira, no Complexo Esportivo Celso Azevedo do Jardim Real, receberam orientações de duas profissionais – nutricionista e fisioterapeuta - do Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, na manhã desta sexta-feira, dia 14. Além de aferirem a pressão arterial e índice glicêmico com as profissionais – técnica de enfermagem Eliane e duas agentes de saúde Marina e Claudia - do ESF – Estratégia e Saúde da Família do Jardim Real.
A nutricionista Jessica Guimarães Ribeiro explicou que a alimentação certa vai ajudar ainda mais a não ter doenças como diabetes, hipertensão, colesterol e outras. Que é necessário comer antes de sair de casa para os exercícios, mas a grande maioria disse que tomava apenas um cafezinho e não comia nada. Jessica falou da importância de tomar menos café e mais água durante o dia e que não se deve comer e já dormir, além de responder perguntas das presentes.
A fisioterapeuta Monique Goya também explicou que o melhor remédio para elas é o exercício junto com uma alimentação correta e parabenizou a professora Flor e todas as mulheres que fazem ginastica e que são muito divertidas.

O Nasf está em Epitácio há um mês apoiando as ações de todos os ESFs do município com nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, psicóloga e medico clinico geral.












quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Conseg reúne-se com moradores do Jardim Real II e adjacências

Moradores da Vila Esperança na última reunião do Conseg
Os moradores do Jardim Real II e adjacências estão sendo convocados pelo Conseg – Conselho Comunitário de Segurança à participar de uma importante reunião na quinta-feira, dia 27, às 18:30 horas, na Escola Estadual Marina Amarantes Ribeiro Vasques Sanches, rua Gonçalo Miranda, 13-44.
Estarão presentes o presidente Conseg Epitácio – Nelson Roberto, a comandante da Polícia Militar – capitão Simone de Cristo Fernandes, o delegado titular da Polícia Civil – Márcio Domingos Fiorese, vereadores a confirmar presença, um representante do prefeito Sidnei Junqueira – Picucha e, principalmente os líderes e moradores do bairro.
Segundo Nelson Roberto, o Conseg é um órgão do Governo do Estado, ligado a Secretária de Segurança Pública. Os Consegs são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

“A pauta principal da reunião do Jardim Real II é discutir a segurança do bairro e procurar juntos uma solução para problemas que surgirem”, disse Nelson Roberto.

Mulheres do Lions Clube realizam jantar beneficente

O Lions Clube Estância Turística de Presidente Epitácio, por meio das mulheres – companheiras leão e domadoras – realizaram um jantar beneficente no dia 6 de agosto - quinta-feira, denominado “Amiga Solidária” que consistiu em cada uma das mulheres do Lions convidar uma amiga para o jantar e deveriam levar leite em caixinha – longa vida – e biscoitos do tipo maisena.
Segundo a presidente do Lions de Epitácio – Roberta Garrido – o jantar foi um sucesso e o resultado muito positivo foram arrecadadas muitas caixas de leite e de biscoito que foram doados para o Espaço Criança.

Roberta Garrido agradece a todas as companheiras leão, as domadores e principalmente as amigas solidárias que participaram do jantar beneficente.