Gabriel

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Conseg Epitácio discute segurança e falta de efetivo na Polícia Civil

Conseg Epitácio reuniu membros e convidados na Câmara Municipal

O Conseg Epitácio – Conselho Comunitário de Segurança do Estado de São Paulo reuniu-se, nesta quinta-feira, dia 10, às 14:00 horas, na Câmara Municipal de Vereadores onde foram tratados assuntos relativos à segurança do município.
Sob a presidência do jornalista Nelson Roberto da Silva, a reunião contou com as principais autoridades de segurança – delegado titular de Policia Civil - Marcio Domingos Fiorese, delegado de Polícia Civil - Daniel Aparecido Viudes, comandante da Polícia Militar – capitão Simone de Cristo Fernandes, comandante do Posto de Bombeiros – 1º tenente João Henrique Papoti, sub comandante da Policia Militar – 1º tenente Silvio de Oliveira, comerciante Luiz Antonio da Cruz, diretor do Conseg – Edson Alesandre Decia, diretor do Conseg José Roberto Pereira e diretor municipal de Trânsito – Nelson Riguetti Tavares.
Dentre os assuntos discutidos a prioridade mais uma vez foi a intensificação de pedidos junto ao Governo do Estado para aumentar o efetivo da Polícia Civil que já contou com mais de 40 servidores e hoje conta com 12, faltando pelo menos 13, sendo 10 operacionais e três escrivães. “Mesmo assim, a Polícia Civil vem trabalhando com afinco e conseguindo esclarecer os principais crimes de Epitácio, como os furtos e roubos ocorridos na Escola Marina e Posto da Ponte, onde os envolvidos já se encontram presos”, disse o presidente Nelson Roberto.
Segundo a capitão Simone, a Polícia Militar, por sua vez, também esclareceu que aumentou o número de policiais nas ruas. “A medida será possível por meio da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (DEJEM), que permite aos policiais militares trabalharem voluntariamente em suas folgas, com direito a uma remuneração adicional”, disse. “Além dom apoio da Força Tática de Presidente Venceslau”.
Foi discutido ainda que algumas notícias infundadas acabaram por deixar a população aflita em relação à segurança e que a estatística prova que os crimes em Epitácio diminuíram. “Das 11 cidades da circunscrição da 42º Batalhão, Epitácio é a que tem o menor índice de furtos e roubos”, disse o tenente Oliveira.
Outro fator importante é que as pessoas devem fazer boletins de ocorrência pela internet e deixar para ir na delegacia apenas nos casos mais graves. “A delegacia não conta com funcionários suficiente para atender a todos”, disse o delegado Fiorese.
Pelo Corpo de Bombeiros o tenente Papoti explicou que faltam poucos bombeiros para completar todo o quadro e que neste período de muito calor existem várias operações de exterminar o fogo no mato o que tira muitas vezes o bombeiro do plantão, mas as equipes de resgate continuam atendendo a contento a população epitaciana. “Todo o planejamento desta época é justamente atender o fogo no mato e prevenção aquática, pois muitos turistas e epitacianos procuram locais onde não há fiscalização (Praia da Orla e Parque Figueiral) para banhar-se no rio e muitas vezes provocam acidentes”, disse.
Na segurança municipal o diretor de trânsito Nelson Riguetti explicou sobre as câmeras que serão instaladas em breve em Epitácio. Disse que a demora foi por vários motivos que já foram devidamente sanados, como o da DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo que exigiu que a torre principal localizada na diretoria de trânsito fosse rebaixada de 45 para 36,5 metros. “Deveremos implantar 56 câmeras, sendo 18 super câmeras com zoom de longo alcance e qualidade superior, além de serem todas com energia solar e em todos os principais pontos do município, inclusive no Distrito do Campinal”.
Ao final foi explicado pelo delegado Fiorese que Epitácio poderá contar com um Poupa Tempo para RG, faltando apenas alguns detalhes para a implantação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário