Gabriel

sexta-feira, 12 de junho de 2015

CART e organizações de defesa da criança celebram o Dia Mundial de Combate ao Trabalho infantil


Instituída em 12 de junho, data marca ações desenvolvidas para proteção infanto juvenil

A CART – Concessionária Auto Raposo Tavares, em parceria com diversas organizações sociais, desempenha um importante papel através de projetos socioambientais que objetivam a inclusão social, desenvolvimento sustentável, redução das desigualdades sociais e garantia dos direitos da infância e juventude ao longo do Corredor CART.

Celebrado em 12 de junho, o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil marca as importantes ações desenvolvidas na luta diária contra o trabalho de crianças em todo o mundo, além de incentivar as denúncias contra o crime. O cenário ainda requer reforço no combate. No Brasil, entre abril de 2014 e abril de 2015, cerca de 5.600 crianças e adolescentes deixaram a condição de trabalho infantil, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), houve aumento do trabalho de crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos na maior parte dos Estados da região Norte e Centro-Oeste brasileira nos últimos 10 anos. No Estado de São Paulo, em um período de 10 anos, houve redução de 10% no número de crianças encontradas sob regime de trabalho.

Por meio de palestras, materiais educativos e ações realizadas constantemente pela Concessionária com colaboradores e parceiros, a CART colabora para incentivar a garantia dos direitos da criança e do adolescente no trecho onde atua. No ano passado, a Concessionária lançou a Guia de Direitos Humanos: Fornecedor Responsável, durante o 3º Workshop da Responsabilidade Socioambiental realizado em Bauru e Presidente Prudente. No guia, o fornecedor encontra dicas de boas práticas sociais e diretrizes sobre a preservação dos Direitos Humanos e o combate às violações, como trabalho análogo à escravidão e infantil, racismo, preconceito e exploração sexual infantojuvenil. Além disso, a concessionária faz integração com todos os novos fornecedores para disseminar a cultura de proteção de garantia de Direitos Humanos, incluindo o trabalho infantil. “Combater essas violações é um dever que ultrapassa o compromisso empresarial. Essa responsabilidade é de cada uma de nós, um desafio do dia a dia. O Guia de Direitos Humanos: Fornecedor Responsável lançado pela CART é uma importante fonte de consulta para nossos parceiros, ao mesmo tempo serve como aliado no combate constante ao trabalho infantil”, afirma Cassiana Caglioni, Coordenadora de Desenvolvimento Social da CART.

Os projetos socioambientais da CART procuram integrar ao negócio da empresa o desenvolvimento econômico, social e ambiental das localidades onde a empresa atua. Desde 2010, a CART é signatária do Pacto Global, iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) que tem como objetivo mobilizar empresas para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
A CART conta com um Comitê Interno de Responsabilidade Socioambiental que mantêm contato constante para o intercâmbio de informações e experiências, o planejamento de ações e o estabelecimento conjunto de estratégias, metas e objetivos. Periodicamente, a Concessionária aplica os Indicadores Ethos, desenvolvidos pelo Instituto Ethos para empresas interessadas em avaliar sua gestão sob a perspectiva da sustentabilidade e da responsabilidade social. Os resultados geram um plano de ação para áreas diversas da empresa, que é monitorado periodicamente para a melhoria contínua da gestão da responsabilidade social e da sustentabilidade.

Cores e continentes unidos
Símbolo da campanha de combate, o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja) é o ícone da luta contra o trabalho infantil. As pontas e as cores, fazem referência a união dos cinco continentes em prol de um mesmo objetivo. O objeto representa movimento, o conjunto entre parceiros em torno do mesmo objetivo e a sinergia da realização de ações permanentes para prevenção e erradicação do problema. Ao mesmo tempo, é também um elemento lúdico e de alegria, que deve estar sempre presente na vida das crianças. Nas redes sociais, a CART também prepara uma série de postagens de apoio às denuncias de trabalho infantil para seus 3.119 seguidores. A ideia é ampliar a divulgação e o apoio ao combate.


Órgãos que recebem denúncias do trabalho infantil
§  Conselho Tutelar
§  Secretaria de Assistência Social
§  Delegacia Regional do Trabalho
§  Ministério Público do Trabalho
§  Disque 100 – o disque denúncia é gratuito e anônimo. A denúncia é registrada e encaminhada ao órgão responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário