Gabriel

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Prefeito Picucha prestigia torneio de futebol em alusão aos 150 anos da Batalha do Riachuelo

Prefeito Picucha, comandante Sancler e prefeito Caravina
O prefeito de Presidente Epitácio, Sidnei Caio da Silva Junqueira – Picucha esteve na manhã de sábado, dia 13, prestigiando o torneio de Futebol promovido pela Marinha do Brasil através da Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio.
O evento realizado em alusão aos 150 anos da Batalha do Riachuelo contou com a participação de oito equipes sendo elas Marinha do Brasil, Polícia Federal de Presidente Prudente, Polícia Militar Ambiental da Nova Porto XV, Polícia Militar Ambiental de Presidente Epitácio, Polícia Militar de Presidente Epitácio, Corpo de Bombeiros de Presidente Epitácio, Corpo de Bombeiros de Bataguassú e Agentes Penitenciários de Bataguassu.
No momento da abertura com a presença de autoridades civis, militares dentre outros, o comandante da Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio, capitão-de-corveta T, Hélio Sanclair Santos de Menezes, saudou todos os presentes e agradeceu o apoio de todos para a realização do evento. Ainda na ocasião destacou o motivo para tal realização, fazendo menção à Batalha do Riachuelo. Após as disputas sagram-se como campeãs em 1º lugar a equipe da Polícia Militar Ambiental da Nova Porto XV; em 2º lugar a equipe do Corpo de Bombeiros de Presidente Epitácio e em 3º lugar a equipe da Polícia Militar de Presidente Epitácio. Foram ainda premiados como jogador artilheiro o atleta Vagner da equipe Corpo de Bombeiros de Presidente Epitácio e como melhor goleiro o atleta Laerte da Polícia Militar Ambiental da Nova Porto XV.
O prefeito Picucha em suas palavras parabenizou a Delegacia Fluvial pela iniciativa e afirmou que além da prática esportiva o evento promove a todos uma reflexão cultural da história.
Além do prefeito Picucha a prefeitura de Presidente Epitácio foi representada pelo secretário Frank Zocante Duranti da Secretaria de Turismo e Cultura; diretor Wagner Selbach da diretoria de Esportes e assessores e funcionários da Divisão de Recreação e Esporte de Presidente Epitácio – Derepe.

História
Batalha Naval do Riachuelo

A Batalha do Riachuelo foi um dos principais eventos militares ocorridos durante a Guerra do Paraguai. Aconteceu no dia 11 de junho de 1865, nas margens do rio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai (situado na província de Corrientes, Argentina).
Esta batalha naval colocou de um lado os paraguaios e de outro os brasileiros. O Paraguai, sem conexão com o mar, queria muito controlar os rios da bacia do Prata, pois significava uma saída para o Oceano Atlântico, ou seja, uma via de transporte de pessoas e mercadorias.
Na fase inicial da guerra, o Paraguai já havia feito importantes conquistas militares, ocupando regiões da Argentina, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Se saíssem vencedores da Batalha do Riachuelo, iriam controlar os rios Paraná e Paraguai e dar um importante passo na conquista do Rio Grande do Sul e do Uruguai. Desta forma, poderiam fazer comércio com outros países e até receber armas da Europa.

Vitória brasileira na Batalha do Riachuelo

A estratégia paraguaia era boa. Aproveitariam o nevoeiro intenso da madrugada para atacar os navios de guerra brasileiros. Porém, um dos navios paraguaios apresentou um problema e fez com que todos outros chegassem atrasados (9h da manhã) para o ataque, num momento que o nevoeiro já havia passado. Com boas condições climáticas e visuais, as forças navais brasileiras, lideradas pelo Almirante Barroso venceram o Paraguai nesta importante e estratégica batalha.

Alguns dados da Batalha do Riachuelo:

- A frota brasileira era composta por nove navios de guerra. Já a frota paraguaia possuía 8 navios de guerra.

- Cerca de 2.500 militares brasileiros combateram na Batalha do Riachuelo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário