Gabriel

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Sebrae-SP disponibiliza cartilha para auxiliar a vender mais no Dia das Mães

O conteúdo voltado aos micro e pequenos empresários é gratuito e ensina a organizar loja, aperfeiçoar o atendimento e atrair mais consumidores na data

A fim de ajudar lojistas a aumentarem as vendas na data considerada a segunda mais importante para o comércio – atrás apenas do Natal – o Sebrae-SP lançou a cartilha Venda Melhor - Dia das Mães, com dicas que vão desde como escolher ou treinar a equipe de vendas até sugestões sobre como expor os produtos à venda de forma correta e atrativa.

“Nesse momento, divulgar seu negócio é fundamental. O consumidor precisa saber que sua loja existe e o que oferece, e datas sazonais, como o Dia das Mães, trazem desafios e oportunidades para o varejo”, explica Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP.

Entre as informações disponíveis na cartilha, estão sugestões para preparação da equipe de vendas, com citações sobre o que não deve ser feito, como: admitir funcionários inexperientes para economizar em salários ou, ainda, contratar pessoas que, posteriormente, terá dificuldade em demitir, como amigos ou parentes. O empresário também deve ficar atento às contratações de última hora, que podem mais atrapalhar do que ajudar. Outra questão importante abordada diz respeito à forma como os produtos são expostos. Uma dica é criar uma área nobre na loja onde possa focar os olhos do consumidor nos produtos que quer vender. Além disso, sabe-se que o ponto de venda é onde o consumidor toma a decisão de compra. Logo, além de expor de forma estratégica e correta, é importante precificar os produtos de forma visível, pois peças sem preço podem fazer com que o cliente se desinteresse.

Sobre o atendimento aos clientes de forma geral, é fundamental que o fluxo de pessoas dentro da loja seja facilitado, coordenando a fila para os pacotes, organizando o espaço em torno do caixa, dentre outras questões. “É importante que o lojista monte previamente um checklist com tudo o que deve ser feito antes mesmo de abrir o estabelecimento”, alerta Caetano.

As redes sociais também devem ser usadas como aliadas do empresário. Algumas dicas são: promover a data na rede, com textos sobre o Dia das Mães e convidar os seguidores para uma visita à loja virtual e também à loja física. Para quem já vende pela Internet, atualizar o site com ofertas, descrever os produtos de forma clara e correta e disponibilizar chats ou e-mails para esclarecer as dúvidas pode ajudar a incrementar as vendas.

Outras dicas importantes para aproveitar o Dia das Mães:

1. Deixe preparado o esquema de divulgação – contato com pessoal de criação publicitária, gráficas e veículos de comunicação;

2. Inicie o treinamento do pessoal para novos produtos e reforce os conhecimentos sobre atendimento ao cliente nos aspectos de demonstração dos produtos, técnicas de apresentação de preços e fechamento da venda;

3. Faça uma reunião com a equipe e prepare um plano de incentivo a todos os funcionários da empresa, principalmente à equipe de vendas;

4. Faça uma revisão completa no visual da loja, começando pela fachada, luminosos, vitrine e portas de entrada;

5. Adapte a loja à data, pois o cliente gosta de ver que o empresário está preocupado em mostrar que segue tendências e traz sempre novidades;

6. Faça com que as promoções sejam um atrativo diferenciado da mera questão do preço.

A cartilha Venda Melhor- Dia das Mães do Sebrae-SP ainda traz orientações aos empresários para que liquidem a sobra de estoque após a data. Confira em http://www.sebraesp.com.br/arquivos_site/biblioteca/guias_cartilhas/vm_dia_maes_2015.pdf .

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