Gabriel

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Caiuá participa da lX Semana da Segurança com Eletricidade


Iniciativa visa diminuir cada vez mais os acidentes com eletricidade que provocam ferimentos leves e até a morte.



De 11 a 17 de agosto acontece a lX Semana Nacional de Segurança da População com Energia Elétrica, uma iniciativa da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), em parceria com a Caiuá e demais distribuidoras do país. Com o slogan Segurança – Escolha a Vida, a campanha visa conscientizar a população da responsabilidade para a adoção de cuidados simples no cotidiano, essencial para evitar acidentes com energia elétrica.



Em 2012, em todo o Brasil, 818 pessoas se acidentaram por contato com os fios da rede das concessionárias de energia elétrica, resultando em 293 mortes. O número de acidentados e mortes representa uma redução em relação a 2011, quando foram registrados 856 e 315, respectivamente. "A falta de cuidado ao entrar em contato com a eletricidade leva diariamente pessoas a sofrem acidentes leves, graves ou fatais. Em grande parte falta mais atenção ou conhecimento. Com eletricidade todo cuidado é pouco," disse o técnico em segurança do trabalho da Caiuá, Alessandro Antônio Tagliari Feba.



Os seis temas selecionados e que são destaques nesta lX Semana da Segurança são: instalação de antena de TV, equipamentos agrícolas, soltar pipa/papagaio, construção ou manutenção predial, furto de energia e poda de árvores. Nestes casos, a informação e a conscientização da população sobre os riscos envolvidos e como evitá-los é fator decisivo na prevenção.



A Caiuá programou para essa Semana palestras em canteiros de obras da construção civil e em escolas da rede pública de ensino (3º e 4 º ano do ensino fundametal l) . Também serão realizadas palestras em escolas de nível técnico voltada para a formação de profissionais que atuam na construção civil, como mestre de obra, pedreiro, pintor de parede, marceneiro. As palestras serão coordenadas pelos técnicos de segurança do trabalho da empresa e também pelo engenheiro de segurança Vinícius Motta.



Desde o dia 1º de agosto, emissoras de rádios da concessão da empresa estão divulgando mensagens orientativas sobre os seis temas da Campanha. "É um esforço concentrando que repercute significativamente, pois são várias ações numa única semana. Mas o trabalho de conscientizar os consumidores e a população sobre os riscos de acidentes com eletricidade é permanente, ou seja, faz parte do dia a dia de nossa empresa", ressalta o técnico Alessandro Feba.



A Campanha

Entre as principais dicas da campanha destacam-se:

Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios da rede elétrica e sempre quando o tempo estiver bom. Caso a antena caia nos fios, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.

Área Rural: mantenha distância da rede elétrica ao usar máquinas agrícolas. Esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. E nunca faça queimadas, nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes.

Poda de árvores: nunca faça poda de árvores. Entre em contanto com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço. A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados.

Pipas: não tente tirar pipas dos fios. Brinque sempre longe da rede elétrica. Sempre empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la.

Construção ou Manutenção Predial: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora.

Ligação Clandestina (Gato): ligações da rede elétrica, somente pelo eletricista de sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco. Fique sempre longe da rede elétrica e não faça ligações clandestinas.



Além desses temas, a Campanha aborda também o tema específico de Utilização de Máquinas e Equipamentos Agrícolas, com a seguinte mensagem: esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. E nunca faça queimadas, nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário