Gabriel

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Reunião do Conseg discute PL das bicicletas elétricas

Um PL – Projeto de Lei nº 028/2014, de 30 de julho de 2014, foi apresentado na última sessão da Câmara Municipal de Vereadores e encaminhado às comissões para pareceres e analises dos edis. Como foi sugerido durante a sessão, uma reunião entre o Conseg – Conselho Comunitário de Segurança foi realizado com participação do presidente José Simões, do diretor de ética e disciplina Nelson Roberto, da membro nata do Conseg – capitão PM - Simone de Cristo – comandante da Polícia Militar, do empresário Carlos Henrique Flores de Almeida (dono de Bicicletaria), Priscila e Edneia Gama (representando a população), diretor municipal de Trânsito Nelson Riguetti, vereadores Josimael Interaminense – Mael, Hevair Luiz Rodrigues da Silva, cabo PM Amauri Popovits e repórter Weber Pessoa.
Após vários questionamentos chegaram a conclusão de que o Projeto de Lei 028/2014 trata de um veículo que conta com poucos adeptos em Presidente Epitácio. O que realmente importa é um novo projeto que trata da regulamentação de ciclomotores, que é a grande maioria dos veiculos utilizados pelos epitacianos. “A Prefeitura deverá elaborar um novo PL que trata dos ciclomotores”.
Mais uma vez ficou explicado que a Lei Federal não pode ser modificada pelo município, e que a Prefeitura de Epitácio só poderá regulamentar a documentação dos ciclomotores ou bicicletas elétricas, não podendo fugir das normas que exigem Carteira Nacional de Habilitação, indicador de velocidade; buzina; farol dianteiro, na cor branca ou amarela; lanterna na parte traseira, na cor vermelha; espelhos retrovisores em ambos os lados; possuir sistema de freios; pneus que ofereçam condições mínimas de segurança; uso obrigatório de capacete de ciclista; conter o registro da bicicleta elétrica junto ao departamento Municipal de Trânsito.
Ficou definido ainda que a Policia Militar não deixará de cumprir a Lei, mas com a vacância da Lei, a capitão Simone ficou de verificar como agir.

O vereador Hevair sugeriu que que o Conseg se reúna com as auto escolas para oferecer a ACC – Autorização para Conduzir Ciclomotor com preços reduzidos para atender a maioria dos proprietários de ciclomotores da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário